O Lado Bom Da Vida | resenha.

O que você faria se tivesse preso em sua própria mente e o que parecem ser meses, na verdade foram anos e praticamente tudo em sua volta mudou? Agora me diga, e se as pessoas que você mais ama e confia, tentam ocultar o tempo que você passou "fora", sendo evasivos sobre os fatos de seu passado?




Por mais dramática que eu tenha sido nessa premissa, "O Lado Bom da Vida" não é dramático e o personagem principal não está sendo vítima de uma conspiração ao seu redor. Pat é vítima de sua própria mente e tudo o que importa pra ele, é ter sua Nikki de volta.

Romance de estreia de Matthew Quick, "O Lado Bom da Vida" retrata situações absurdas e ao mesmo tempo engraçadas que nos prende por suas páginas e nos faz refletir sobre algumas atitudes corriqueiras. 


Em um mundo de loucos, a única coisa que pode nos trazer de volta à sanidade mental é o amor. 


"Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele 'lugar ruim', Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um 'tempo separados'. Tentando recompor o quebra-cabeça de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com o pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida."

Pat  vive em um "lugar ruim" (uma clínica psiquiátrica) na esperança de reconquistar Nikki, sua (ex-) esposa. Ele acredita que eles estão vivendo um tempo separados para ele aprender ser uma pessoa melhor e é isso que o mantem motivado a perder peso, ser gentil (ao invés de ter razão) e ler os livros que Nikki usava em suas aulas. Em um de seus vários exercícios, nota sua mãe parada e recebe a maravilhosa notícia que ele vai voltar para casa. Pat encara isso como um sinal de Deus, que o tempo separado de Nikki está finalmente chegando ao final. 

Pat volta a morar na casa de seus pais e praticamente não tem outro passatempo senão fazer suas séries de exercícios, correr e ir visitar seu novo terapeuta: Cliff, o indiano que não faz nenhum tipo de anotações e que deixa seus clientes escolherem entre a poltrona preta ou marrom. Enquanto isso, a situação na casa de Pat é meio estranha, pois seu pai finge que ele não existe. Tudo muda quando Jake, seu irmão, vem visita-lo e dá a ele uma camisa dos Eagles (time do coração da família) e qual é a melhor coisa para juntar os homens do que futebol? Os Eagles ganham e a paz volta a reinar na casa, é um processo lento e cheio de altos e baixos, mas Pat e Patrick voltam a se falar. 

Um belo dia, Ronnie, o antigo melhor amigo de Pat, vem visitá-lo no porão e convida-lo para um jantar formal em sua casa. Ronnie é casado com Verônica, e segundo Nikki, Verônica odiava Pat e controlava a vida do pobre marido. Após pensar um pouco, Pat aceita o convite (mesmo sabendo que Nikki odiaria isso) e no dia seguinte está na porta da casa do amigo, vestido com sua camisa de futebol nova e flores à Verônica. A noite tendia a ser estranhamente agradável, até que entrou em cena o furacão Tiffany, a irmã (viúva) de Verônica. Durante o jantar, Pat e Tiffany falaram pouco, em compensação, Ronnie e Verônica, falaram por eles. Aos poucos, Tiffany foi ficando saturada com tudo aquilo e quis ir embora, simples assim e Pat foi junto por livre e espontânea pressão. Ao entregar a moça em sua casa, ela fez uma super proposta indecente a Pat que rebateu logo com "eu sou casado" e ela diz que também é então, Pat sente tristeza, pois vê que ela ainda usa seu anel de casamento, mesmo que seu marido já tenha morrido. Os dois se abraçam, choram juntos por minutos e então, ela foge. 

Nos dias que se seguiram, Tiffany corre com Pat, sem dizer nada, apenas correm juntos, o que no começo o incomodou muito, entretanto, Cliff disse que talvez Tiffany precisasse de um amigo, alguém que a ajudasse e a fizesse se sentir importante e como Pat está praticando ser gentil ao invés de ter razão, ele a convida para jantar e assim, dois loucos, mentalmente machucados e com seus próprios fantasmas para lidar, transformam esse jantar no começo da mais estranha amizade. 

***

Acho que o mais incrível desse livro é que ele é tão pequeno, mas acontecem tantas coisas simultâneas, que parece que ele tem umas 300 páginas. Eu ri, chorei, fiquei com raiva, fiquei com dó e senti muita, muita empatia com Pat. Ele é um daqueles personagens que nos cativam e nos ensinam. Tiffany por sua vez me deixou extremamente irritada. O livro fala de perdão, superação, amizade, teimosia e amor, claro. 

"O Lado Bom Da Vida" trás aquela sensação de saudades dos personagens e não chega a ser depressivo, para mim, ele foi leve e bem gostoso de ler. Ah, apesar da capa ser igual ao pôster do filme, eu achei ela bem interessante, porque ela remete a um esquema de jogo de futebol americano, com algumas frases marcantes do livro e também, por mais que o filme não tenha me agradado tanto, Bradley Cooper e a Jennifer Lawrence, sempre serão meu Pat e minha Tiffany. 

Título Original: The Silver Linings Playbook
Autor: Matthew Quick 
Ano de Publicação: 2008 
Nº de Páginas: 254
Editora: Intrínseca 
Gênero: Romance; Literatura Estrangeira
Nota: 5/5

Comentários

  1. Adoro essas histórias que não enrolam para acontecer as coisas. É uma emoção atrás da outra!
    Tô achando que eu vou ver o filme, porque bateu uma leve curiosidade aqui haha.

    Abraços <3
    http://cantinhodaescritablog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, eu também! Mas o nosso coração tem que ser forte.
      Ah então, o filme é MUITO diferente do livro. Mesmo. Te recomendo muito mais ler, haha.

      Beijocas <3

      Excluir
  2. Eu amei esse livro! Fiz uma resenha dele no meu blog um tempo atrás, e comentei que esse era o caso de o roteiro do filme e do livro serem completamente diferentes. Pra mim, no filme a única personagem semelhante ao livro era Tiffany, ela me irritou e me emocionou. Gosto muito desse livro.

    Indiquei o seu blog para responder uma TAG, passa lá pra conferir.

    http://mundoliterariodacecy.blogspot.com.br/2016/09/beds-post-n-16-tag-versatile-blogger.html

    Beijoooo! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cecy!
      Realmente, "O Lado Bom da Vida" é lindo. Incrível como a Tiffany consegue ser irritante em qualquer lugar, haha.

      Obrigada pela indicação, vou responder em breve!

      Beijocas.

      Excluir
  3. michael jones rangers and michael jones rangers and michael jones rangers
    michael jones rangers and michael jones rangers and michael jones rangers and michael jones rangers and michael jones rangers rangers free youtube to mp3 and michael jones rangers and michael jones

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas