Garota Exemplar | resenha.

Se eu tivesse que resumir este livro e uma palavra seria: doentio. Até onde vai a compulsão entre duas pessoas?




Franz Kafka citou: “Apenas deveríamos ler os livros que nos picam e que nos mordem. Se o livro que lemos não nos desperta como um murro no crânio, para que lê-lo?”  este fez muito mais que isto. “Garota Exemplar" desenterrou dores e mágoas que eu guardava há muito tempo e, pela primeira vez, consegui confrontar meus pensamentos e sentimentos. Houveram momentos que eu achei que não iria conseguir prosseguir na leitura, mas, depois de quinze dias, terminei embasbacada, amando a autora e inconformada em como a mente humana pode ser engenhosa e doentia.




Brincando de Deus 





Lance Nick Dunne, mais conhecido como Nick, é mais um dos milhões de homens insatisfeitos com suas vidas. Ele tem um problema: prefere a mentira do que enfrentar a realidade das coisas. Casado com Amy e morando numa pequena cidade que parece falir cada vez mais, ele demonstra se sentir num limbo. Porém tudo muda quando, no quinto aniversário de casamento dos dois (aparentemente normal), Amy some.

Em seguida, somos apresentados a Amy, através das páginas de um diário, começando pelo dia em que eles se conheceram. Escrevendo ainda como Amy Elliot, descobrimos que ela é filha de um casal de escritores, autores da série de livros chamados Amy Exemplar, que supostamente, não é um releitura dela mesma. Amy aparenta ser apaixonada, intensa, compreensiva, agradável, mas logo descobrimos que Amy também mente.

Nick é frio, outrora já foi mais receptivo, mas com tudo dando errado em sua vida, ele começa a criar uma versão irreal de Amy; já ela é a típica perfeitinha, usa de subterfúgios pra sempre sair por cima. Amy já foi feliz, Nick já foi feliz, mas em (olha só) cinco anos estão desgastados. Tudo o que Amy faz irrita Nick, tudo o que Nick faz o torna um egoísta insensível pra Amy.

*** 

Ler Garota Exemplar foi dolorido demais, porque lidar com a indiferença de Nick enquanto Amy (aparentemente) fazia tudo por ele é triste. Todos têm seus segredos, seus próprios demônios, mas parecia que Nick descontava todas as suas frustrações na esposa, que aparentemente, apenas o queria de volta. Aquela velha história, o marido usa e manipula a esposa, que na visão dele só serve pra uma coisa. Porém, no fim das contas, descobrimos que literalmente nada é o que parece. É uma relação que os dois têm culpa e arranjam desculpas para ficarem juntos.

“Garota Exemplar” é intenso, às vezes nauseante, mas vale a pena ler. Narrado em primeira pessoa, conhecemos ambos os cônjuges pela visão de cada um deles. A leitura, às vezes, ficou arrastada, mas não monótona. A autora teceu a trama com maestria e capricho e o desfecho foi magnífico.




Comentários

Postagens mais visitadas