Carnaval | CuriosaMENTE

Fotos: Google



Quando vai se aproximando o final de janeiro, muitas pessoas já começam a planejar a fantasia de carnaval e as lojas enchem-se de artigos aos foliões de plantão. Há quem não goste da festa que, pelo menos no Brasil, leva muita gente às ruas, mas a verdade é que o carnaval, por ser feriado, é bom para a maioria das pessoas. Uns viajam, outros lêem, há quem resolva fazer maratona de séries e, claro, as pessoas que saem às ruas atrás dos trios elétricos, bloquinhos ou até mesmo aos barzinhos temáticos. Festança a parte, vocês já se perguntaram de onde, historicamente, surgiu essa data? 


A teoria mais forte foi baseada nos indícios de uma festa em civilizações antigas, como Roma e Grécia, em meados de 600 a.C. a 520 a.C, em agradecimento aos deuses da boa colheita e fertilização do solo, havia grandes comemorações onde a busca de prazeres sexuais, bebedeira e comilança eram incessantes. 


Fotos: Google
Por conta dos excessos que haviam nestas festas, a Igreja passou a condenar as tais comemorações, entretanto, por volta de 590 d.C, o Papa Gregório implantou a festa ao calendário cristão. Apesar das origens pagãs achou-se por bem que antes do período de quaresma, houvesse uma “despedida” dos prazeres da carne – literalmente. 
Ainda no catolicismo, era habitual (e ainda é para algumas pessoas) após a festança, irem à igreja para se redimir do período que passaram desfrutando das alegrias pagãs e serem lembrados pelo padre, após receberem cinzas na testa, que “do pó viemos, ao pó voltaremos”. 

Fotos: Google.
Durante anos o carnaval foi modificado várias vezes. As máscaras e fantasias, por exemplo, foram influência da Itália, onde por volta do século XV, nobres e plebeus saíam as ruas fantasiados para não serem reconhecidos, nem punidos por suas ações e libertinagens. No Brasil, a festa foi “importada” pelos portugueses, no século XVI. 
Agora, após tantas colaborações culturais, o carnaval no Brasil é a mistura de tudo um pouco que conhecemos hoje. 

***

Embora polêmico, a questão é que o feriado é benéfico para várias pessoas. Como nos dizeres que eu vi no Facebook esses dias: os foliões saem às ruas, os evangélicos vão ao retiro, os que ficam em casa assistem Netflix é quem tá cansado põe o sono em dia, hehe. 



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas