Poesia, Prosa e Canção | resenha.

Conheci "Poesia, prosa e canção" pelo blog da minha amiga Lídia (Cantinho da Escrita) e assim que terminei de ler sua resenha, coloquei o livro como meta de leitura. Então, um belo dia ao abrir minha caixa de emails, me deparo com um e-mail do autor do Edinei Lisboa, autor de "Poesia, prosa e canção". Nós conversamos sobre parcerias e algumas semaninhas depois, chega o livro. Minha primeira reação foi querer ler de uma vez, mas segui os conselhos do Edinei e li o livro com calma, absorvendo cada página. 



Com o passar dos dias a minha inquietação para fazer a resenha foi ficando maior. O livro é ótimo, mas eu não fazia a menor ideia de como resenhar um livro de poesias. Procurei no Tio Google e puxei na memória ensinamentos da minha professora lá da quinta série e o resultado, você confere abaixo. 




Desafios, descobertas e um novo modo de olhar*


Poesia, prosa e canção é mais que boa poesia moderna e prosas interessantes, é um convite a sentir, ou melhor, a se permitir sentir o que já existe no âmago do coração, no aperto do peito, naquela caixa fechada que fica no canto escuro da mente, os sentimentos que precisam ser ouvidos, que precisam deixar seu recado, para que, enfim, descansem em paz ou aflorem para uma vida mais feliz.É uma leitura viva, palavras vivas capazes de envolver a vida de cada um como um todo, e de todo mundo com um ser único no universo, caminhando pelas intempéries da montanhosa vida do ser humano, entre dores e alegrias, amores e paixões, culpas e redenções. O autor expressa situações e sentimentos dos mais profundos aos mais simples existentes em cada um de nós. Sonhos e situações, desde simples pontos de vista a pensamentos profundos, emoções contidas e cotidianas, que uma hora ou outra, todos vivenciamos.Descubra, viva, sinta e aprecie a poesia, a prosa e a canção.

Costumo dizer que para ler poesia você precisa estar mergulhado em emoções. Não é algo que você leia apenas para passar o tempo, mas sim algo que te envolve, te prende e nos faz refletir sobre nossos amores e ações. 
Edinei tem uma escrita leve e sedutora, que te prende e te aprofunda de uma forma tão intensa, que chega a ser quase palpável o cenário de algumas de suas poesias. 

"Eu saí de casa com pouca bagagem,
E um aceno de até breve que mais parecia um adeus
Eu dei um abraço em meu filho e falei que ia voltar logo
Minha filha estava no hospital e lá recebi seu beijo também."
Trajetória, pág. 115

Edinei faz poesia com sua infância, com os caminhos que seguiu, amizades e sobre amor. Escreve textos que nos faz refletir sobre nossas próprias escolhas e sobre nossas histórias. "Poesia, prosa e canção", fala sobre passado, presente e futuro, sem que haja qualquer colisão. O Autor, fala de sua fadiga e exaustão, mas em nenhum momento, se mostra frustrado ou cansado da vida que tem, pelo contrário, o livro de Edinei, fala sobre as coisas belas da vida e engrandece o viver. 
O livro de Edinei Lisboa é uma obra de arte, que todo leitor deveria ter em sua estante. 

"Para seguir em frenteé necessário deixar coisas para trás,coisas que não valem mais a pena carregar,coisas que nem vai usar."
O caminho que escolhi, pág. 122


***

Um belo dia, li em um post que "a poesia não serve para nada, além de construir mundos" e Edinei sabe exatamente como fazer isso. 
Costumo dizer que, o poeta, é uma pessoa com uma essência linda e delicada e tem um dom especial: o de traduzir em palavras, rimas, estrofes e versos o que não conseguimos dizer com a nossa boca. 


Título Original: Poesia, Prosa e Canção
Autor: Edinei Lisboa da Silva
Ano de Publicação: 2015
Nº de Páginas: 230
Editora: Chiado 
Classificação: Poesia; Literatura Brasileira.

* Título faz referência aos textos das páginas: 130, 131 e 133. 

Comentários

  1. Maravilhoso! Fico muito feliz e honrado com sua percepção do livro. É de uma satisfação imensa poder despertar um bom sentimento a quem o lê. Muito obrigado.😊

    ResponderExcluir
  2. Oiii! Ainda não conhecia o livro e fiquei encantada agora! Amo poesia e essa que você citou dele é bem forte e cheia de sentimentos, amei sua resenha e o seu blog também, já estou seguindo.

    *Beijokas -Hellen Barros.

    www.apenasgiz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hellen!
      Primeiramente: seja bem vinda ao Cafofo!

      Realmente, as poesias do Edinei são fortes e algumas até me fizeram chorar, porque super se adequam ao momento que estou vivendo.
      Leia, você não vai se arrepender.

      Muitíssimo obrigada pela visita e volte sempre!
      Beijocas <3

      Excluir
  3. Eu te disse que você conseguiria, não disse? Que lindo, Beca <3 Estou emocionada! Amo o livro do Edinei!

    Beijos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas