O Manual de Sobrevivência do Vegetariano na Cozinha | resenha.

Nessa minha jornada de vegetarianismo, sempre tive alguém (minha mãe, no caso), para cozinhar para mim. Então, nunca na vida, tive aquela preocupação em procurar receitas, adaptar com vegetais e coisas gostosas, enquanto solteira. Porém, depois de casar e passar uns dois meses comendo a mesma coisa, senti a necessidade de ter minha mãe novidades na cozinha. 
Foi aí que conheci o Canal Vegetarirango, que é super focado no quão incrível pode ser a cozinha vegana/vegetariana. 



Mas, nem só de internet vive o homem e sempre gostei de livro de receitas, foi então, que em julho desse ano, conheci o Flávio Giusti (o Vegetarirango) e pude comprar esse livro cheio de delúcias.



"Mãe, tem um doido na cozinha e o mais incrível é que ele sabe cozinhar"

"Este livro vai salvar você do seu pior inimigo: A FOME. Sem muita enrolação, esse manual prático, será o seu fiel escudeiro na hora de preparar pratos que nem a sua mãe vai acreditar que você fez sozinho! Aqui você vai encontrar a receita da famosa Coxinha de Jaca, Feijoada, Strogonoff, Churrasco, Nuggets, etc. E o melhor: 100% vegetal."




No prefácio de seu livro, Flavio Giusti, o Vegetarirango, conta que é projetista de arquitetura, diretor de arte, publicitário, designer, músico, professor de yôga, entre outras coisas, que fazem do Flávio um poço inesgotável de carisma e bom humor. Luta pela causa animal há 23 anos e tem conseguido levar muitas pessoas a repensarem seus hábitos e a substituírem sua alimentação. Ele é um doido varrido, completamente sóbrio e completamente apaixonado pelos animais.
Algo que é muito interessante, é que o livro não é patrocinado por nenhuma editora e muitas coisas foi ele quem fez (incluindo algumas fotos). 

Algo que levo muito em conta antes de trazer algum livro de receitas aqui no blog, é o grau de dificuldade dos pratos e a forma que o modo de preparo é explicado e com o livro do Giusti, não foi diferente. Eu testei várias receitas (a que eu mais queria, era a Coxinha de Jaca, mas infelizmente não encontro jaca aqui em Santo André), adaptei outras para coisas que eu tinha em casa e não tenho costume de comprar e adaptei também para quem é ovo-lacto-vegetariano e em todos os testes, as receitas foram fáceis de fazer, o tempo de preparo não foi absurdamente longo e ficaram extremamente gostosas. 

Uma das coisas que eu tive quase certeza que eu não iria fazer, muito menos gostar, era o "Nuggets de Legumes da Sadio" (página 100) porque, mesmo antes de eu me tornar vegetariana eu não gostava de mortadela e na receita do Rango, vai a Glutadela (uma mortadela vegetal com sabor, aroma e textura, muito similares ao de mortadela), perguntei ao Rango se eu poderia substituir por alguma outra coisa, mas ele me desafiou a fazer a receita completa. Quando comprei a Glutadela e experimentei ela pura, tive certeza que eu não ia gostar, mas quando juntei todos os ingredientes, os Nuggets ficaram maravilhosos, super crocantes e nutritivos porque dá para assar. <3<3<3
O livro também tem receitas "fit" que vai te fazer esquecer do frango com batata doce.

***

Enfim, as receitas são fáceis, saborosas, agradam a gregos e troianos e com certeza, se você é carnívoro, não vai te fazer pensar em carne. 
Fábio, com toda sua irreverência, carisma e bom humor, te propõe pratos saudáveis e gostosos e nos conquista por seu jeito "muito louco" de cozinhar.

Título Original: "O Manual de Sobrevivência do Vegetariano na Cozinha"
Autor: Flávio Giusti 
Ano de Publicação: 2015
Nº de Páginas: 124
Editora:
Classificação: Culinária

Comentários

  1. Olá, boa noite!!!
    Gostei muito da postagem, sou vegetariana já alguns anos, e sempre quem me salva para novos receitas é a internet. Fiquei curiosa para conhecer melhor esse Manual de sobrevivência e já com água na boca. rsrs

    ✿Te Marquei em uma tag, visita lá.

    Anna Lírios em Letras

    ResponderExcluir
  2. Olá O Cafofo Literário, mais uma vez estamos aqui para prestigiar esse blog maravilhoso, e assim como a Anna Lírios te indicou, também te indicamos para responder a mesma TAG.
    Confira: http://caradeluaoficial.blogspot.com.br/2016/09/TAG-De-Tudo-Um-Pouco.html?m=1
    Ps. Adoramos esse blog (estamos sempre aqui para conferir as novidades).

    Um beijo.

    Dayara Pereira/Blog Cara de Lua

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas