O livro não fluiu, e agora? | reflexão.


Quem nunca comprou um livro no calor do momento (ou da liquidação da livraria) e na hora de ler achou ele bem sem sal e pimenta? 
Pois é. Passei por isso. 

http://weheartit.com/entry/251938416/search?context_type=search&context_user=CrystalAzul&query=books+girl


Foram duas vezes consecutivas em dois meses. Fiquei aqui pensando com meus botões: "será que o livro é ruim? será que eu não sou mais a mesma? será que estou criando expectativas demais?"...


Bom, depois que li "Como Eu Era Antes de Você" eu fiquei apaixonada pela construção das personagens e do livro todo. Adorei como a Jojo Moyes escreve e desenrola a história, então decidi ler mais livros dela. Eis que o próximo da minha lista foi "A Última Carta de Amor" e a história não me prendeu. 
Adorei o começo, mas não gostei do desenrolar. Entretanto, eu sou muito teimosa e me recuso a acreditar que o livro era ruim assim. Foi aí que pensei: será que realmente eu estava "afim" de ler? 
Depois de muito pensar, vi que na verdade eu não tinha me comprometido com a leitura. Lia apenas para "para passar o tempo" e vivia "perdendo o fio da meada". O resultado não poderia ser diferente, né?! O livro pode até ser ruim, mas para tirarmos nossa conclusão (concreta) devemos ao menos nos comprometer com a leitura. Recomecei o livro, com toda a atenção do mundo e fiquei completamente apaixonada! Tanto, que fiz uma resenha sobre ele (que você pode ler, clicando aqui).

O segundo livro que "não rolou" foi: "Esta Terra Dourada" da Barbara Wood. Eu ganhei de presente do dia dos namorados, porque meu marido sabia que eu estava na fase "Romances de Época", mas não adiantou. A leitura foi arrastada e cansativa. Incrivelmente, ela me deu sono.  Fiz de tudo para me encantar, mas eu e "Esta Terra Dourada", não nos apaixonamos. 

Como disse acima, eu sou teimosa demais e não desisto com facilidade. Entretanto, se o livro não me prende como eu queria, continuo a leitura (por mais devagar que ela seja) em respeito ao autor (e ao meu dinheiro, rs), e sim, há casos em que nós ficamos tão dispersos que não conseguimos nos concentrar o bastante e o livro acaba sendo ruim. Por isso, se o livro não me encantar de primeira e nem da segunda vez que eu o ler, realmente, ele não foi bom. 

Beijocas. 

Comentários

  1. Olá.
    Estava deslizando pela minha lista de leitura do blog e então vi sobre essa postagem. Abri e entendi cada palavra sua. Meu maior medo é "será que não sou mais o mesmo?" mas vejo que não estava preparado para a leitura ou percebi que li um livro tão bom que o atual não superou as expectativas.
    Adorei a postagem! O blog também!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jhonatan, boa noite! Primeiramente, obrigada! Seja muito bem vindo ao Cafofo.

      Exatamente, às vezes o "sentimento do livro anterior" ainda fica martelando na nossa cabeça e acabamos esperando demais do livro seguinte. :(

      Beijocas,
      Rebeca Grauer.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Rebeca! Estou amando seu cantinho e seus posts são uma delícia de ler.
    Fiquei feliz que A Última Carta de Amor acabou conquistando seu coração. Eu amo todos os livros da Jojo (pelo menos os 5 que li) e, como você, a paixão começou com Lou e Will.
    Você mencionou a fase "romances de época"... Já leu a série As Outro Estações do Amor, da Lisa Kleypas? É ótima!
    Um beijo!

    baseadoemlivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fê, boa noite!
      Primeiramente, seja bem vinda ao Cafofo. Sinta-se em casa ;)

      Ela escreve muito bem. To aqui ensaiando para ler "Baía da Esperança", mas vou dar um tempo de romance, por enquanto.
      Já ouvi falar muito (bem) dessa série de livros da Lisa, até comecei a ler, mas logo em seguida "O Duque e Eu" conquistou meu coração, haha.

      Obrigada pela visita (e pelos elogios), volte sempre <3
      Beijocas.

      Excluir
  5. Me identifiquei de mais. Concordo que muitas vezes não damos a devida atenção a leitura o que a torna cansativa.

    Indiquei você em uma postagem no meu blog, para responder uma tag, se puder dar uma olhadinha lá!!!
    Um abraço!!!
    Anna Lírios em Letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anna,
      seja bem-vinda ao Cafofo! <3

      Exatamente, aprendi meio que "na marra" que devemos ler com entusiasmo e dedicação.

      Obrigada pela indicação na TAG,
      Beijocas.

      Excluir
  6. Nossa, Beca estou passando muito por isso. Para se mais precisa, já larguei a leitura de 2 livros :( Lembra que te disse que tinha começado a ler O Senhor dos Anéis? Pois é, li 50 páginas e já não aguentava de tanto tédio! Não que o livro seja ruim, eu não sei, mas não me prendeu! Como eu peguei na biblioteca, não tinha como eu ficar muito tempo com ele e então resolvi pegar outro. Quem sabe algum dia eu não tente outra vez, né?

    Beijos.
    cantinhodaescritablog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lidii <3<3<3

      Entendo perfeitamente. Tem livros que não tem jeito: a gente fica entediada mesmo :/

      Beijocas <3

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas