Sexta-Feira 13 | curiosaMENTE






Você sabe a origem dessa data tão "auspiciosa"? E se eu te disser, que não há (exatamente) um motivo para que ela amedronte as pessoas... Pois é, pessoal, a sexta-feira 13, não tem nenhuma explicação única, mas houveram muitos fatos que contribuíram para alastrar a má fama a respeito da data, então pegue uma xícara de café/chá/leite com chocolate e vamos ao primeiro curiosaMENTE de 2016.
 

 
 
 
Imagem retirada da internet
Bom, começando lá pela época de Cristo, temos a última ceia. Em volta da mesa estavam assentados 13 pessoas (Jesus e os doze apóstolos), sendo que no dia seguinte Jesus Cristo foi crucificado e supostamente esse dia foi uma sexta-feira. Portanto, a junção da sexta-feira + 13 pessoas seria o bastante para trazer má sorte.
 
 
*
 
 
Imagem retirada da internet
Tendo praticamente a mesma história, dizem também, que a superstição teve início graças a Mitologia Nórdica. Conta-se que um dia Odin, deus de Asgard, deu um grande banquete e convidou 12 outros deuses - exceto Loki, deus da discórdia/mentira/fogo e irmão de Thor. Loki ficou furioso pelo descaso de Odin e resolveu acabar com a festa e resultando na morte de seu mais amado filho: Balder.
 
 
 
*
 
 
Imagem retirada da internet
 Segundo reza outra lenda, os bárbaros (antes de serem convertidos ao catolicismo) eram politeístas - ou seja, adoravam vários deuses. Um desses deuses era Frigga, deusa do amor e da beleza. Quando a Igreja quis exterminar de vez com as crenças pagãs dos bárbaros, disseminou a lenda que Frigga era na verdade uma bruxa e que em todas as sextas feiras, encontrava-se com mais doze outras bruxas (13 integrantes) para amaldiçoar a humanidade e espalhar pragas e doenças por aí.
 
 
 
***
 
Devido a tantas "provas" que o número 13 da azar, muitas pessoas passaram a definitivamente evita-lo. Por exemplo, muitos prédios não tem o 13º andar, a maioria das pessoas nunca apostam na loteria com esse número, a taxa de casamentos é menor no dia treze e muitas pessoas (inclusive conhecidos meus) não dirigem na sexta treze e muito menos tem carro com a placa de final treze. 
Na França, por exemplo, vários restaurantes oferecem um serviço chamado "14º convidado profissional", para não deixar ninguém com treze pessoas a mesa, pois é sinal de má sorte em qualquer ocasião.
 
 
 
 
 
Infelizmente, essa data é marcada por muitos rituais com gatos pretos, pois se você cruzar com um felino durante esse dia, você pode esperar muitas coisas ruins. Com isso, muitos centros de adoção e pet shops não doam/vendem gatos pretos próximos a essa data, para evitar o sacrifício e o sofrimentos desses bichanos lindos.   
 
O que importa é, cada um tem sua crença, mas deixem os gatinhos de fora ou deem todos pra mim!
 
E você, é supersticioso ou cético? Tem mais alguma outra história de sexta 13 que quer compartilhar? Me contem, vou adorar saber!
 
 
 

Comentários

  1. Acho essas superstições engraçadas hahaha. O número 13 para mim foi por muito tempo, uma data super importante e feliz!
    E quanto aos gatos: Também quero todos!!!

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, nem me fale... Nunca fui supersticiosa, mas tenho um certo receio com o numero treze kkk.
      Vamos fazer uma ONG de gatinhos? <3

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas