Diário de Busca | resenha.


 


Nesses primeiros quatro meses do ano, achei que não leria nada diferente do que estou habituada. Porém, graças a uma parceria com os autores W-SOUZA, li aquele livro que me fez questionar a própria existência humana.
Quando recebi o exemplar imaginei que se tratava de uma expedição em terra firme (algo meio parecido com Tarzan ou O Mundo Perdido), mas para minha surpresa, os autores se superaram e foram ainda mais além em sua busca.
Da primeira vez que li, o fiz com olhos de uma leitora ansiosa, mas da segunda vez, o livro ficou ainda mais complexo e completamente mais interessante do que antes, fazendo DIÁRIO DE BUSCA se tornar o livro mais inesperado e surpreendente desses primeiros quatro meses de 2016.

Mayday! Mayday!



O incansável explorador dá de ombros e não se deixa abater, tentando demonstrar maturidade e controle. Eval tinha razão, muito ainda estava por vir, aquilo era só o começo.
Aprendeu com sua mãe a ser persistente, a lutar pelo que acredita, e pensou: É como dizia um velho amigo - Para o obstinado, o tropeço é apenas um empurrão para seguir em frente.
Agradeceu, despediu-se, pegou a mochila, e virando a aba do boné para trás, gesto que fazia quando estava indignado, partiu, sorrindo apenas para a secretária.
Jamais desistiria, não era o perfil dos Di Carlli. Dali foi direto para a biblioteca preparar o material para uma próxima possível expedição.”


Leopoldo é um menininho curioso e matreiro que prefere a biblioteca do que jogar bola. Durante de suas aventuras na Biblioteca do Vaticano, descobre um livro velho e empoeirado chamado “Civilizações Antigas”, sem pensar duas vezes se joga na história. Quanto mais lê, mais tem o desejo de se tornar um arqueólogo. Porém a vida às vezes te prega peças, antes de lhe dar uma recompensa. No caso de Leo, sua vida foi uma sucessão de perdas: seus pais, sua esposa, seu filho e nora... tendo que, quase no final de sua vida, cuidar de seu neto.
Leopoldo conseguiu sim tornar-se um renomado arqueólogo, mas a descoberta maior, foi seu neto quem fez. Enquanto ajudava o avô digitalizando todos os mapas e arquivos no computador, Tony DiCarlli nota uma singularidade: duas imagens distintas se completavam: uma no Egito e outra em Machu-Picchu. Parou imediatamente e começou a analisar mais e mais fotos, estabelecendo relações entre elas. Ao final, vinte imagens se completavam formando um mapa que apontava a um único ponto.
Tony e Leopoldo viajam ao México pois o arqueólogo tinha um velho amigo, que os ajudaria a descobrir o que “aquilo” era. O telescópio era high-tech, o que permitiu ver em exatidão o achado dos DiCarlli. Descobriram que aquele corpo não estava em mapa nenhum, em nenhuma descoberta (nem da NASA), mas que tinha provavelmente o diâmetro da lua. Parecia estar envolto numa espessa poeira negra, mas de algumas partes, o corpo emanava uma luz azul. Foi dado o nome de Pérola Negra, instigando cada vez mais a imaginação de todos.
A NASA interessou-se pela história, e depois de muita preparação uma nave com 11 tripulantes – incluindo Tony DiCarlli parte em direção ao desconhecido, ao inimaginável.

***

Geralmente eu não tenho problemas em resenhar um livro, porém com DIÁRIO DE BUSCA, tive uma experiência completamente nova ao me ver com o word aberto e não fazendo a mínima ideia de como prosseguir. Não pelo livro ser ruim, exatamente pelo contrário: o livro é ótimo! É realista! Sinceramente, tentei não me envolver tanto com a história. Mas ela é tão impressionante, tão inesperada que às vezes me flagro olhando para o céu e pensando em Pérola Negra.

Só posso dizer uma coisa: leiam! Duas, três vezes, mas leiam e se surpreendam como eu me surpreendi (e venham falar comigo depois, vou adorar conversar sobre as teorias de vocês).

Título Original: Diário de Busca
Autor: W- Souza
Ano de Publicação: 2015
Número de Páginas: 342
Editora: Chiado
Classificação: Literatura Brasileira; Aventura

Comentários

  1. Nunca esperei tanto por uma resenha como esperei por essa. Talvez pelo nome ser tão instigante! Estou louca para ler, sério.
    Você sempre consegue me impressionar com suas resenhas ♥

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não só o nome, mas as páginas são cada vez mais interessantes.
      Depois de começar é impossível parar!

      Obrigada Lidi <3

      Excluir
  2. Nossa! Estou louca para ler esse livro sério, primeiro porque os autores såo brasileiros e segundo porque só com essa resenha eu já estou babando!!!
    E eu entendo quando o livro é tão bom que você não consegue encontrar palavras para resenhar!
    Beijos
    www.curiosametamorfose.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lana!

      Menina, você não vai se arrepender! De verdade! O livro é uma mistura que deu tão certo, mas tão certo, que eu (que sou definitivamente contra sagas) adoraria que tivesse continuação.

      Beijocas <3

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas