27 de abr de 2016

Diário de Busca | resenha.


 


Nesses primeiros quatro meses do ano, achei que não leria nada diferente do que estou habituada. Porém, graças a uma parceria com os autores W-SOUZA, li aquele livro que me fez questionar a própria existência humana.
Quando recebi o exemplar imaginei que se tratava de uma expedição em terra firme (algo meio parecido com Tarzan ou O Mundo Perdido), mas para minha surpresa, os autores se superaram e foram ainda mais além em sua busca.
Da primeira vez que li, o fiz com olhos de uma leitora ansiosa, mas da segunda vez, o livro ficou ainda mais complexo e completamente mais interessante do que antes, fazendo DIÁRIO DE BUSCA se tornar o livro mais inesperado e surpreendente desses primeiros quatro meses de 2016.

Mayday! Mayday!



O incansável explorador dá de ombros e não se deixa abater, tentando demonstrar maturidade e controle. Eval tinha razão, muito ainda estava por vir, aquilo era só o começo.
Aprendeu com sua mãe a ser persistente, a lutar pelo que acredita, e pensou: É como dizia um velho amigo - Para o obstinado, o tropeço é apenas um empurrão para seguir em frente.
Agradeceu, despediu-se, pegou a mochila, e virando a aba do boné para trás, gesto que fazia quando estava indignado, partiu, sorrindo apenas para a secretária.
Jamais desistiria, não era o perfil dos Di Carlli. Dali foi direto para a biblioteca preparar o material para uma próxima possível expedição.”


Leopoldo é um menininho curioso e matreiro que prefere a biblioteca do que jogar bola. Durante de suas aventuras na Biblioteca do Vaticano, descobre um livro velho e empoeirado chamado “Civilizações Antigas”, sem pensar duas vezes se joga na história. Quanto mais lê, mais tem o desejo de se tornar um arqueólogo. Porém a vida às vezes te prega peças, antes de lhe dar uma recompensa. No caso de Leo, sua vida foi uma sucessão de perdas: seus pais, sua esposa, seu filho e nora... tendo que, quase no final de sua vida, cuidar de seu neto.
Leopoldo conseguiu sim tornar-se um renomado arqueólogo, mas a descoberta maior, foi seu neto quem fez. Enquanto ajudava o avô digitalizando todos os mapas e arquivos no computador, Tony DiCarlli nota uma singularidade: duas imagens distintas se completavam: uma no Egito e outra em Machu-Picchu. Parou imediatamente e começou a analisar mais e mais fotos, estabelecendo relações entre elas. Ao final, vinte imagens se completavam formando um mapa que apontava a um único ponto.
Tony e Leopoldo viajam ao México pois o arqueólogo tinha um velho amigo, que os ajudaria a descobrir o que “aquilo” era. O telescópio era high-tech, o que permitiu ver em exatidão o achado dos DiCarlli. Descobriram que aquele corpo não estava em mapa nenhum, em nenhuma descoberta (nem da NASA), mas que tinha provavelmente o diâmetro da lua. Parecia estar envolto numa espessa poeira negra, mas de algumas partes, o corpo emanava uma luz azul. Foi dado o nome de Pérola Negra, instigando cada vez mais a imaginação de todos.
A NASA interessou-se pela história, e depois de muita preparação uma nave com 11 tripulantes – incluindo Tony DiCarlli parte em direção ao desconhecido, ao inimaginável.

***

Geralmente eu não tenho problemas em resenhar um livro, porém com DIÁRIO DE BUSCA, tive uma experiência completamente nova ao me ver com o word aberto e não fazendo a mínima ideia de como prosseguir. Não pelo livro ser ruim, exatamente pelo contrário: o livro é ótimo! É realista! Sinceramente, tentei não me envolver tanto com a história. Mas ela é tão impressionante, tão inesperada que às vezes me flagro olhando para o céu e pensando em Pérola Negra.

Só posso dizer uma coisa: leiam! Duas, três vezes, mas leiam e se surpreendam como eu me surpreendi (e venham falar comigo depois, vou adorar conversar sobre as teorias de vocês).

Título Original: Diário de Busca
Autor: W- Souza
Ano de Publicação: 2015
Número de Páginas: 342
Editora: Chiado
Classificação: Literatura Brasileira; Aventura

4 comentários :

  1. Nunca esperei tanto por uma resenha como esperei por essa. Talvez pelo nome ser tão instigante! Estou louca para ler, sério.
    Você sempre consegue me impressionar com suas resenhas ♥

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não só o nome, mas as páginas são cada vez mais interessantes.
      Depois de começar é impossível parar!

      Obrigada Lidi <3

      Excluir
  2. Nossa! Estou louca para ler esse livro sério, primeiro porque os autores såo brasileiros e segundo porque só com essa resenha eu já estou babando!!!
    E eu entendo quando o livro é tão bom que você não consegue encontrar palavras para resenhar!
    Beijos
    www.curiosametamorfose.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lana!

      Menina, você não vai se arrepender! De verdade! O livro é uma mistura que deu tão certo, mas tão certo, que eu (que sou definitivamente contra sagas) adoraria que tivesse continuação.

      Beijocas <3

      Excluir