Let Go! | curiosaMENTE.





Hey, sentiram minha falta?
Bem, minha ultima aparição por aqui foi sobre o Carnaval, e depois desses dias alegres e coloridos, tivemos outros feriados e datas importantes das quais eu queria ter comentado (como o dia da mulher, dia da Água & Hora do Planeta), mas vou confessar que fiquei com preguiça e quando chegava da escola, por mais que eu tentasse resistir, eu ia dormir. Óbvio que houve dias que eu fiz coisas realmente interessantes, como ler, estudar ou ficar andando pelo centro da cidade...
Foram TRÊS SEMANAS sem postar. Que horror! Ando ficando preguiçosa... E como hoje eu continuo do mesmo jeito, eu vou fazer um post sobre uma prática que todos temos: a PROCRASTINAÇÃO.

Até que essa palavra é bonitinha, mas sua prática pode resultar em estresse.
Procrastinação é o ato de deixar tudo para depois (como eu faço), é um distúrbio mental e psicológico (não, isso não significa loucura).
Geralmente, os 'procrastinadores' não passam apenas de meros preguiçosos que têm a mesma mania que eu, deixar tudo para depois. Mas também há casos de isso ser sintomas de depressão ou algo mais sério.
Caso você esteja se sentindo desanimado, cansado ou outra coisa que te dê motivos para falar: 'Ah, depois eu faço' e isso for muito frequente, talvez seja hora de procurar um médico.

Caso o contrário há algumas dicas que você pode seguir para se livrar desse hábito.

1- Não siga o meu exemplo e seja uma pessoa FOCADA
Quando estamos procrastinados, nós temos a tendência de pular de uma coisa e nunca terminar algo. Um exemplo muito comum é você está assistindo TV, mas lembra que tem que fazer o dever de casa, você vai para o PC e consulta na internet algo que tem dúvida, enquanto a página está abrindo você abre outra guia e entra no Twitter, facebook, orkut, dá um "Hello" no MSN, enfim, deixa a lição para depois e ainda por cima volta para frente da televisão para ver se tem algo interessante passando.
2- Divida em pequenas partes
Sim, as vezes a preguiça vem porque fazemos algo muito complexo e grande e com certeza não dá vontade de terminar, então nós muitas vezes 'empurramos com a barriga' e acabamos deixando cada vez mais atrasado. Então, ao invés de apenas deixar tudo para última hora, que tal dividir tudo em pequenas partes e em vários dias. Mas se por um acaso for uma coisa muito importante, faça, não pensando em quando vai terminar, mas como aquela coisa pode ser essencial e de certa forma interessante.

3- "Se fizer a lição ganha sorvete!"
Sábia a pessoa que inventou essa frase, pois muitas vezes funciona. Pense em algo que você queira muito e crie a regra que você só vai ganhar se terminar as sem preguiça. Peça para alguém te ajudar e te dar a 'recompensa' apenas quando a tarefa for finalizada. Ah, e vale tentar quebrar seu recorde, além de tudo isso estimula sua criatividade e espírito competitivo.

E se nada acima der certo, crie você mesmo uma dica que irá te ajudar. É como ler um livro, muitas vezes o começo pode ser horrível, mas o fim aguarda uma ótima surpresa.

KüssesKüsses

Comentários

Postagens mais visitadas